Receitas de Valéria Melchiors

Ingredientes
1/2 abóbora.
Molho de tahine com misso.

Corte a abóbora ao meio retire toda a semente. Corte então uma metade em duas partes e cada uma destas partes em duas e cada uma destas duas em 6 fatias.
Numa panela coloque as fatias de abóbora, acrescente água até a metade da abóbora mais uma pitada de sal por cima. Tampe a panela e deixe em fogo alto até ferver, coloque o shoyu, baixe o fogo e deixe assim até o caldo secar, se necessário coloque mais um pouquinho de água.
Sirva com um pouquinho de molho de tahine.
Ingredientes:
1 maço de espinafre
3 colheres de tahine
2 colheres de misso
Sumo de limão
Água o quanto seja o suficiente
Limpe o espinafre ainda seco, lave em água numa bacia. Reserve.
Numa panela com bastante água coloque uma pitada de sal e mergulhe o espinafre quando água estiver fervendo. Cozinhe o espinafre com a panela destampada para que não escureça.Escorra  e esprema, corte em pedaços de três cm, coloque numa travessa e tempere com o molho de tahine.
Molho: numa tigela coloque o tahine , misso e o sumo de limão misture bem e coloque água o suficiente para ficar cremoso.
Ingredientes
1kg de cará
1 pepino japonês
4 rabanetes grandes ou 6 a 8 pequenos
½ cebola
Limão
Shoyu
Azeite
Óleo de milho ou girassol
1 ovo caipira

Faça mesmo procedimento com o cará da receita acima, até passar no espremedor e reserve.
Role o pepino numa pitada de sal e descanse. Passado 10mim. Corte em rodelas finas, coloque numa tigela misturando duas a três pitadas de sal. Reserve
Corte o rabanete se for grande ao meio e depois em fatias (meia-lua) finas ou em rodelas (médios e pequenos).
Coloque numa tigela e acrescente duas a três pitadas de sal misture bem e reserve.
Corte a cebola em cubinhos pequenos, junte uma colher de sopa de óleo e duas pitadas de sal, misture bem e reserve.
Esprema o pepino, o rabanete e escorra a cebola, junte ao cará amassado, misturando bem.
Faça uma maionese de ovo com óleo de girassol ou milho, tempere com sal e limão. Misture a maionese ao cará.
Tempere um pouco mais se necessário.
Está salada fica gostosa também sem maionese, tempere com azeite de oliva, sal e limão.
Numa travessa, coloque folhas de alface nas bordas, e a salada no meio. Enfeite com salsinha, azeitonas pretas ou crisântemos de rabanete.

Ingredientes:
1k de cará
1 cebola
1 cenoura
6 azeitonas verdes se preferir pode usar salsinha.

Lave o cará, corte em rodelas de 2 cm, coloque dentro de uma bacia com água e um pouco de sumo de limão, faça isso para que o cará não escureça.
Descasque e vá colocando na panela em que vai cozinhar.
Leve ao fogo alto até cozinhar- ficar macio.
Escorra, utilize a água para uma sopa.
Passe o cará pelo amassador de batatas, ainda morno ,
Corte a cebola em cubinhos e refogue em panela quente com um pouquinho de óleo até ficar transparente. Junte então a cenoura tembém cortada em cubinhos ou ralado na face do ralador que rala pedaços maiores.Tampe a panela e quando a cenoura suar, misture com a cebola, tampe baixe o fogo , não precisa colocar água, quando estiver quase cozida tempere com shoyu e cozinhe mais um pouquinho.
Corte a azeitona em cubinhos.
Misture com o recheio de cenoura e cebola e junte ao cará, tempere com sal e azeite . Espalhe numa forma untada com óleo e leve ao forno quente por no máximo 30mim. Se quiser pode pincelar com gema de ovo a superfície da torta.
Ingredientes

4 a 5 batatas baroa
1 cebola


Corte a cebola em cubos ou lâminas. Refogue na panela de pressão com pouco óleo,quando a cebola estiver transparente, junte a baroa cortada em pedaços médios, refogue a te mudar de cor. Cubra com água e cozinhe na pressão por 10 minutos depois que a panela chiar.Passe no liquidificador. Batendo até ficar cremosa, acrescente mais água ou caldo de alguma verdura que você tenha escaldado. Leve de volta ao fogo e tempere com sal e pimenta do reino. Na hora de servir acrescente um fio de azeite de oliva.
Ingredientes
 2 copos de arroz
 7 copos de água.
 Sal

Deixe o arroz de molho em na água por 24 horas (no calor deixe na geladeira).
Escorra o arroz, reserve a água. Coloque no liquidificador, adicione a água 3 dedos acima do arroz e bata bem a te o arroz desmanchar bem se necessário acrescente mais água. Passe então por uma peneira fina. O que ficou na peneira volta para o liquidificador, com água restante. Bata novamente, passe pela peneira. Quando estiver tudo bem batido (triturado) coloque numa panela e m fogo alto mexa até engrossar, Se ficar muito grosso acrescente mais água. Tempere com sal e cozinhe por 1 hora.




Ingredientes
½ maço de agrião
½ acelga
Araruta

Limpe o agrião, selecionando as folhas boas das amarelas antes de lavar. Lave então o agrião e a acelga.
Corte o agrião em pedaços de 3 cm.
Separe a parte dos talos da folha da acelga e corte separadamente:
 As folhas em pedaços pequenos e os talos em lâminas finas.
Numa frigideira ou panela wok, coloque um pouco de óleo, junte as folhas de acelga, refogue até murchar, junte os talos, refogue mais um pouco , junte o agrião e refogue  tempere com shoyu, junte uma colher de sopa de araruta dissolvida em água fria.Cozinhe mais um pouquinho cuidando para não cozinhar demais.

Ingredientes
1 pepino
2 cenouras
Brócolis
Alface americana.

Passe no pepino um pouco de sal e deixe descansar.
Corte a cenoura em palitos bem finos.
Separe os brócolis em pedaços pequenos.
Rasgue a alface em pedaços pequenos.
Corte o pepino em palitos, junte duas pitadas de sal e deixe descansar mais um pouco.
Escalde a cenoura em água quente  cozinhando levemente, na mesma água escalde o brócolis, cuidando para não cozinhar de mais
Numa travessa misture a alface, cenoura, brócolis e o pepino, que deve ser espremido levemente depois que descansou no sal.
Tempere então com shoyu, limão e azeite extra virgem.

Lave os legumes , corte em pedaços médios na aula cortamos em cunhas. Use o mesmo corte para a bardana e cenoura.

Bardana: calcule de dois a três pedaços por pessoa.

Aqueça a panela de pressão pequena e coloque uma colher de sopa rasa de óleo, junte a bardana e refogue até ficar “transparente”. Mais ou menos 15 a 20 minutos. Cubra com água e cozinhe na pressão contando 10 minutos depois que a panela chiar. Desligue, retire a pressão, tempere com shoyu e deixe cozinhando até o caldo secar ( fogo médio).

Cenoura: dois a três pedaços por pessoa

Aqueça uma panela comum, coloque um 2 colheres de cafezinho de óleo, junte a cenoura e refogue mexendo com cuidado, quando a cenoura começar a suar, baixe bem o fogo, tampe e cozinhe de preferência sem água, se precisar colocar água, vá colocando aos pouquinhos, no máximo de 2 a 4 colheres de sopa de água. Quando a cenoura estiver quase cozida, tempere com shoyu, tampe novamente até que esteja cozida. Cuidado para não cozinhar demais.

Vagem: calcule uma vagem por pessoa.

Lave as vagens, passe um pouquinho de sal, e deixe descansar por 5 minutos. Em uma panela coloque água o suficiente para mergulhar a vagem. Quando a  água ferver, coloque a vagem e com a panela destampada, deixe a vagem até cozinhar um pouco, sem perder a cor verde e cozinhar demais. Retire, escorra e  corte em três pedaços. Em uma frigideira, coloque um pouquinho de azeite de oliva, e refogue a vagem rapidamente, temperando com shoyu.

Na hora de servir, misture a cenoura com a bardana e a vagem, se quiser salpique com gergelim tostado.


½ tofu
1 cebola
1 cenoura
5 azeitonas verdes (opcional)
Corte o tofu em fatias não muito finas e coloque sobre um pano de algodão para retirar o excesso de água. Deixe por 15 a 30 minutos.
Corte a cebola em cubinhos pequenos, corte a cebola da mesma maneira. Aqueça uma panela e coloque um pouquinho de óleo (2 colherinhas de chá) coloque então a cebola e mexa rapidamente (fogo alto) baixe o fogo e mexa de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Coque então a cenoura por cima e não mexa, tampe a panela e baixe o fogo.Passado um tempinho, abra e veja se a cenoura já está molhadinha então misture com a cebola. Tampe novamente e deixe em fogo baixo até cozinhar. Quando a cenoura já estiver cozida junte o tofu que foi passado pela peneira ou amassador de “batatas”.Misture bem, tempere com shoyu cozinhe mais um pouco, Pode-se colocar uma colher de sopa de araruta dissolvida em um pouquinho de água. Cozinhe mais uns minutinhos e está pronto.
Coloque o recheio sobre as pizzas e decore com salsinha e tomatinho cereja. Se preferir, coloque fatias de tomate, um pouquinho de orégano e volte ao forno mais um pouquinho ( alguns minutos).

PARA FAZER PIZZA, BOLINHO ASSADO, PASTEL E OUTROS.
Moer o arroz cozido. Colocar sobre um plástico untado grande suficiente para cobrir e então sovar está massa sempre coberta com o plástico, passe o rolo de macarrão sobre a massa e corte os disco de pizza pode ser grande ou pequeno. Unte uma forma com óleo coloque os discos e asse no forno em fogo médio.
Com está massa faça bolinhos e asse.
Podemos fazer também pasteizinhos com ajuda de um pedaço de roloplac e uma embalagem de achocolatados (lata)

Ingredientes:
5 copos de arroz.
5 ½ de água.
2 colherinhas de chá de sal.
Lave o arroz, escorra coloque numa panela de pressão junte a água e deixe de molho por 1 a duas horas. Acrescente o sal, misture, tampe a panela coloque em fogo alto quando começar a chiar coloque um paninho sobre o pino e vá jogando uns respingos de água para ver como está à pressão quando os respingos secarem rapidamente, baixe o fogo ( este processo de fogo alto com o paninho sobre o pino não dura mais que 3 a 4 minutos) e deixe por 35 minutos no fogo baixo, mais baixo que o do fogão.
O baixo quase que apagando. Vá observando se a pressão da panela não baixou muito, jogando os respingos de água e observando se eles devem secam rápido: se demorarem a secar aumente um pouquinho o fogo, se secarem muito rápido fazendo um barulho forte, baixe o fogo. Passado os 35 minutos desligue aguarde 10 minutos tirem a pressão ou deixe sair naturalmente.
Este é um arroz mais concentrado e saboroso, que exige a nossa concentração para fazê-lo

Ingredientes:
Alface, pepino japonês. Rabanete e cebola.
Tempero:
Shoyu, limão e azeite.
Lave a alface deixe escorrendo e reserve.
Lave os pepinos e role em um pouquinho de sal, para tornar mais digestivo.
Corte a cebola em gomos finos, coloque numa tigela, acrescente uma colher de sopa de óleo, duas a três pitadas generosas de sal misturem bem e reserve .Este processo é para tirar o ácido da cebola.
Corte o rabanete em rodelas bem finas coloque numa tigela, acrescente duas pitadas generosas de sal e misture bem. Reserve.
Lave o pepino para tirar o sal e corte em rodelas finas, coloque numa tigela acrescente duas pitadas de sal, misture bem e reserve.
O processo de descanso com um pouquinho de sal é para dar uma “cozidinha” tornando assim mais digestivo e gostoso (tirando o ardido no caso do rabanete).
Numa travessa coloque as folhas de alface cortada em pedaços ( com as mãos).
Esprema a cebola, tirando o excesso de óleo, esprema também o rabanete e o pepino tirando o líquido.
Misture o pepino, rabanete e a cebola e coloque sobre a alface, podendo ainda acrescentar maçã crua cortada.

Ingredientes:
Agrião brócolis

Limpe o agrião ainda seco, lave numa bacia.
Em uma panela grande, coloque água 4 dedos abaixo da borda. Tampe e deixe no fogo alto. Quando ferver, coloque uma pitada de sal e vá mergulhando o agrião em pequenos maços cozinhe na água com a panela destampada cuidando para não cozinhar demais e perder o verde.
Vá colocando o agrião sobre uma peneira ou escorredor de macarrão. Quando esfriar um pouco esprema delicadamente e corte em pedaços de 3 cm.
Misture bem e tempere com shoyu.
Lave os brócolis, corte delicadamente obtendo pedaços menores, lave mais uma fez e depois escalde como o agrião.
Numa panela quente, coloque um pouco de azeite e acrescente os brócolis tempere com shoyu e refogue rapidamente somente para temperar.
Inhame, cebola, araruta, alga wakame e farinha de gergelim (opcional).
Quantidades: sopa para 6 pessoas:
1.1/2 inhame pequeno por pessoa
1.1/2 cebola
1 colher de sopa rasa de alga wakame cortada.
2 a 3 colheres de sopa de araruta.
2 a 3 colheres de sopa de farinha de gergelim
Corte o inhame ao meio longitudinalmente e depois em meia fatias de 1cm.

A cebola em gomos finos.

Coloque uma panela alta no fogo, quando esquentar coloque ½ colher de sopa de óleo de girassol ou gergelim, acrescente a cebola e refogue até ficar transparente e sair o ácido da cebola. Junte o inhame e refogue então coloque a água o dobro e mais um pouco do volume dos legumes. Tampe e deixe no fogo alto até o inhame estar cozido, coloque então a alga, espere um dez minutinhos para colocar a araruta previamente dissolvida em um pouco de água. Mexa bem, tempere com shoyu e cozinhe por mais dez minutos, desligue e coloque a farinha de gergelim.


Ingredientes:

Cenoura, nabo, tofu, e alga kombu


Quantidades: calcule dois nabos, duas cenouras, dois pedaços de alga e dois pedaços de tofu por pessoa.

Corte o nado em rodelas (diagonais) a cenoura da mesma forma, o tofu em cubos ou com cortadores dando a forma de flor.

A alga lave rapidamente e deixe de molho um pouquinho para facilitar o corte. Corte em pedaços pequenos.

Numa panela coloque os legumes na seguinte ordem: a alga  depois a cenoura e o nabo. Cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo alto.

Quando ferver, coloque o tofu e tempere com shoyu. Baixe o fogo e vá observando o cozimento dos legumes, não precisa mexer. Quando os legumes estiverem cozidos está pronto. Retire da panela, se sobrou caldo, pode engrossar com um pouquinho de araruta e derramar sobre os legumes.
Valéria Noronha Melchiors
(31)98383-2690

Rua Mármore, 386 - Bairro Santa Tereza 
Cep: 31010-220 - Belo Horizonte - MG

@mesazenrestaurante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões de Cardápio?
Ou mensagem de apoio?
O Mesazen agradece sua mensagem.

Almoço no Restaurante MesaZen em Santa Tereza

Cardápio de hoje: 15-12-2019 Lasanha artesanal com molho pesto de espinafre e folhas orgânicas e molho branco de tofu com legumes....