A culinária macrobiótica é uma arte única que satisfaz os sentidos e proporciona uma vida mais saudável. Não se trata de um regime alimentar rígido, mas sim de uma abordagem flexível e sensata, que tem em conta o clima, a idade, a condição de saúde, os estilos e objetivos de vida de cada pessoa.
Baseada em princípios e tradições milenares, esta forma de cozinhar inclui produtos simples, orgânicos e deliciosos, tais como cereais integrais, leguminosas, vegetais, algas e seus derivados. Como alimentos complementares, integra as frutas da época, produtos animais (especialmente peixe e de forma esporádica e opcional), oleaginosas, sementes e uma variedade de óleos, temperos e condimentos.
A culinária macrobiótica adquire cada vez mais sentido nas sociedades contemporâneas, contrabalançando os efeitos da poluição, do fast e junk food, bem como de uma vida sedentária. A crescente ocorrência de doenças degenerativas e de múltiplos problemas de saúde, causados por regimes alimentares agressivos, pode ser contornada quando se começa a criar todo um paradigma alimentar diferente, mais saudável, sustentável e ecológico, tanto para o ambiente como para o ser humano.
Para além das propriedades nutritivas e medicinais dos alimentos e a escolha cuidadosa de alimentos orgânicos, a culinária macrobiótica considera ainda a qualidade energética dos mesmos. Deste modo, o estudo dos princípios filosóficos orientais como Yin e Yang que têm aplicações muito concretas na elaboração e confecção de menus, jogando com os sabores, as cores e os diferentes estilos culinários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões de Cardápio?
Ou mensagem de apoio?
O Mesazen agradece sua mensagem.